SIPE TIC (Saberes, Inclusão, Partilha e Experiências através das TIC) T4_T5_T6

Cronograma 15h (Presencial, Sincrona e Assíncrona) + 15h (Trabalho autónomo): 

15 de novembro (sábado) - 8h30 às 13h30 - Presencial (5h) - na Cidade de Beja em local a designar

* 17 novembro (segunda-feira) - Trabalho autónomo (3h) (Sem horário)

18 de novembro (terça-feira) - 17h30 às 20h - Assíncrona (2,5h)

* 19 novembro (quarta-feira) - Trabalho autónomo (2h) (Sem horário)

20 de novembro (quinta-feira) - 17h30 às 20h - Síncrona (2,5h)

* 21 de novembro (sexta-feira) - Trabalho autónomo (3h) (Sem horário)

25 de novembro (terça-feira) - 17h30 às 20h - Assíncrona (2,5h)

* 26 de novembro (quarta-feira) - Trabalho autónomo (5h) (Sem horário)

27  de novembro (quinta-feira) - 17h30 às 20h - Síncrona (2,5h)


- Sessão Inicial

As TIC na perspetiva do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)

Reflexão sobre a importância das TIC na inclusão e diferenciação pedagógica

Sessão Inicial (2h) (Presencial)

Apresentação da oficina e objetivos da formação.

- Módulo 1 – Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)

Princípios do DUA e a sua aplicação pedagógica

Desenho Universal para a Aprendizagem (3h) (Presencial)

Princípios fundamentais do DUA.

*Trabalho autónomo 3 (3h)

Criar um plano de aula simples para um conteúdo à escolha, integrando os princípios do DUA.

- Módulo 2 – Criação de Cartazes com Ferramentas TIC

Exploração do Canva para a criação de materiais educativos

Criação de Cartazes com Ferramentas TIC (2,5h) (Online)

Utilização do Canva para criação de materiais visuais.

Inclusão de recursos multimédia: QR codes, links, vídeos interativos.

Aplicação das ferramentas na construção de materiais acessíveis.

*Trabalho autónomo 3 (2h)

Desenvolver um cartaz digital no Canva ou World Cast sobre um tema educativo, incorporando pelo menos um QR code ou link para um recurso externo relevante.

- Módulo 3 – Gamificação na Educação

Conceito e benefícios da gamificação na aprendizagem

Apresentação de ferramentas digitais para gamificação (Kahoot, Quizizz, Genially, wordwall entre outras)

Gamificação na Educação (2,5h) (Online)

Conceito de gamificação e benefícios para a aprendizagem.

*Trabalho autónomo 6 (3h)

Criar/procurar um quiz ou jogo educativo utilizando uma das ferramentas apresentadas (Wordwall, Kahoot, Quizizz, Genially, etc.) e disponibilizar o link no padlet da oficina de formação.


- Módulo 4 – Inteligência Artificial na Educação

Introdução à Inteligência Artificial no contexto educativo

Inteligência Artificial na Educação (2,5h) (Online)

*Trabalho autónomo 7 (2h)

Utilizar uma ferramenta de Inteligência Artificial para gerar ou adaptar um material educativo (exemplo: converter texto em áudio, resumir um artigo, criar imagens didáticas) e refletir sobre a sua aplicabilidade na prática docente.

*Trabalho autónomo 8 (3h)

Criar uma reflexão (formato livre: vídeo, slides, infográfico, texto, etc.) sobre a experiência na formação, destacando aprendizagens, desafios e aplicações futuras na prática pedagógica.

Preparação da apresentação dos materiais realizados e publicados no padlet da oficina de formação, com a ferramenta que considerou mais útil para a sua prática pedagógica, expondo ao grupo o material que produziu com a mesma.

- Sessão Final (2,5h) (online) (Online)

Apresentação dos trabalhos produzidos ao longo da formação.