SIPE TIC (Saberes, Inclusão, Partilha e Experiências através das TIC)
Cronograma 15h (Presencial, Sincrona e Assíncrona) + 15h (Trabalho autónomo):
15 de novembro (sábado) - 8h30 às 13h30 - Presencial (5h) - na Cidade de Beja em local a designar
* 17 novembro (segunda-feira) - Trabalho autónomo (3h) (Sem horário)
18 de novembro (terça-feira) - 17h30 às 20h - Assíncrona (2,5h)
* 19 novembro (quarta-feira) - Trabalho autónomo (2h) (Sem horário)
20 de novembro (quinta-feira) - 17h30 às 20h - Síncrona (2,5h)
* 21 de novembro (sexta-feira) - Trabalho autónomo (3h) (Sem horário)
25 de novembro (terça-feira) - 17h30 às 20h - Assíncrona (2,5h)
* 26 de novembro (quarta-feira) - Trabalho autónomo (5h) (Sem horário)
27 de novembro (quinta-feira) - 17h30 às 20h - Síncrona (2,5h)
- Sessão Inicial
As TIC na perspetiva do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)
Reflexão sobre a importância das TIC na inclusão e diferenciação pedagógica
Sessão Inicial (2h) (Presencial)
Apresentação da oficina e objetivos da formação.
- Módulo 1 – Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)
Princípios do DUA e a sua aplicação pedagógica
Desenho Universal para a Aprendizagem (3h) (Presencial)
Princípios fundamentais do DUA.
*Trabalho autónomo 3 (3h)
Criar um plano de aula simples para um conteúdo à escolha, integrando os princípios do DUA.
- Módulo 2 – Criação de Cartazes com Ferramentas TIC
Exploração do Canva para a criação de materiais educativos
Criação de Cartazes com Ferramentas TIC (2,5h) (Online)
Utilização do Canva para criação de materiais visuais.
Inclusão de recursos multimédia: QR codes, links, vídeos interativos.
Aplicação das ferramentas na construção de materiais acessíveis.
*Trabalho autónomo 3 (2h)
Desenvolver um cartaz digital no Canva ou World Cast sobre um tema educativo, incorporando pelo menos um QR code ou link para um recurso externo relevante.
- Módulo 3 – Gamificação na Educação
Conceito e benefícios da gamificação na aprendizagem
Apresentação de ferramentas digitais para gamificação (Kahoot, Quizizz, Genially, wordwall entre outras)
Gamificação na Educação (2,5h) (Online)
Conceito de gamificação e benefícios para a aprendizagem.
*Trabalho autónomo 6 (3h)
Criar/procurar um quiz ou jogo educativo utilizando uma das ferramentas apresentadas (Wordwall, Kahoot, Quizizz, Genially, etc.) e disponibilizar o link no padlet da oficina de formação.
- Módulo 4 – Inteligência Artificial na Educação
Introdução à Inteligência Artificial no contexto educativo
Inteligência Artificial na Educação (2,5h) (Online)
*Trabalho autónomo 7 (2h)
Utilizar uma ferramenta de Inteligência Artificial para gerar ou adaptar um material educativo (exemplo: converter texto em áudio, resumir um artigo, criar imagens didáticas) e refletir sobre a sua aplicabilidade na prática docente.
*Trabalho autónomo 8 (3h)
Criar uma reflexão (formato livre: vídeo, slides, infográfico, texto, etc.) sobre a experiência na formação, destacando aprendizagens, desafios e aplicações futuras na prática pedagógica.
Preparação da apresentação dos materiais realizados e publicados no padlet da oficina de formação, com a ferramenta que considerou mais útil para a sua prática pedagógica, expondo ao grupo o material que produziu com a mesma.
- Sessão Final (2,5h) (online) (Online)
Apresentação dos trabalhos produzidos ao longo da formação.
- Professor: António Gonçalves